INFRA-ESTRUTURA

© agosto / 2007



Recursos Bibliográficos

Nos últimos quatro anos, o acervo bibliográfico disponível aos alunos e pesquisadores do PPGG se ampliou de forma significativa. Além de livros e periódicos adquiridos via recursos da CAPES, um aporte considerável foi viabilizado pelos convênios/projetos com a ANP (PRH-22) e CTPETRO e PETROBRAS.  O acervo total está disponibilizado em duas bibliotecas: a Biblioteca Central da UFRN e uma biblioteca setorial no Departamento de Física, bem como, acesso ao portal CAPES.

Infra-estrutura Laboratorial

1 - Laboratório de Geoprocesssamento (GEOPRO)
Coordenador: Prof. Venerando E. Amaro

Instalação Física: Prédio com 75 m2 de área útil composto por sala de coordenação, sala de gerência de projetos, secretaria, sala de pesquisa (para uso de técnicos, professores, alunos de pós-graduação e graduação envolvidos nos projetos).
Laboratório de pesquisa onde são executados os trabalhos de projetos que envolvam dados sigilosos (FINEP, ANP, PETROBRAS, Governo do Estado, IDEMA-RN). O acesso ao laboratório e respectivas salas é restrita aos pesquisadores dos projetos (professores e alunos) e é efetuada por meio de identificação de impressão digital.
O sistema de hardware disponível está protegido por um sistema firewall, sendo interligado por uma rede/servidor local sem ligação com a Internet. O sistema inclui:
            2 Servidores sendo um Servidor WEB e Outro Servidor de Arquivos incluindo um sistema externo de arranjo de discos modelo:Y-700 RAID LVD com 2 HD´s externos MAXTOR One Toutch III Turbo Edition de 700 Gb.
            Rede de 8 desktops Pentium 4 operando no sistema Windows, com 1Gb e 3,0 GHz, 1Gb de memória com 8 monitores em LCD de 19; e 8 desktops Pentium 4 operando no sistema Windows, com 1Gb e 1,4 GHz e com monitores CRT de 17;
            Impressora A3 HP Deskjet 9650, 2 impressoras A4 HP Deskjet 930C, 2 impressoras A4 multifuncionais HP Deskjet HP 31080, 1 impressora multifuncional A4 HP Photosmart 2610 all-in-one, 2 impressoras Laser HP Laserjet 1020.
Os seguintes softwares estão disponíveis no Laboratório de Geoprocessamento:

ArcGis 9.0, Voxler, ERMapper 7.1, Oasis Montaj, ENVI + IDL, CorelDraw 13, Adobe Creative Suit, Studio 8, Visio 2003, ArcView GIS 3.2, Surfer 8, Grapher 3. Para o Gerenciamento de Projetos sob a responsabilidade do GEOPRO conta-se com o software MS-Project.

Acervo de imagens digitais de satélites:
-          Produtos de sensores passivos dos satélites Landsat 5-TM e Landsat 7-ETM+, SPOT-HRVIR, CBERS-2 e IKONOS;
-          Produtos de sensores ativos RADARSAT-1, SRTM, ENVISAT e GEMS-1000;
-          Imagens de sensores oceanográficos SeaWIFS e MODIS.
-          Conjunto de fotografias aéreas digitalizadas, cartas topográficas digitalizadas e georreferenciadas.
Equipamentos para apoio às atividades de campo:
-          Palm Tungsten-E2;
-          Câmera filmadora Sony DV-DCR-HC26;
-          Câmera fotográfica SONY de alta resolução;
-          Equipamentos de GPS;

O Laboratório de Geoprocessamento possui ainda Convênio com a Marinha do Brasil para captação em tempo real de imagens meteorológicas do NOAA-AVHRR a partir de antena instalada na Base Naval de Natal/RN.

 

2 – Laboratório de Geologia e Geofísica de Petróleo (LGGP)

Coordenador: Prof. Emanuel F. Jardim de Sá (Vice Prof. Fernando Lins)

Prédio composto por sala de coordenação e reuniões, 15 salas de pesquisadores (professores e alunos de pós-graduação e graduação), 2 secretarias, auditório, sala de treinamento, litoteca, garagem e os seguintes laboratórios: Laboratório de Geofísica e Visualização Gráfica (Responsável Prof. Alex Antunes), Laboratórios de Projetos 1 e 2 (Responsável Profa. Débora Sousa; computadores e periféricos para tratamento de dados diversos, preparação de relatórios e apresentações), Laboratórios de Projetos Especiais 1 e 2 (Responsável Prof. Alex Antunes; interpretação sísmica e de dados potenciais, sensoriamento remoto, modelização de bacias, etc., em ambiente de segurança), Laboratório de Petrografia (Responsável Prof. Zorano Souza), Laboratório de Sensoriamento Remoto (Responsável Prof. Emanuel Sá), Laboratório Estrutural Analógico (Responsável Prof. Fernando César Silva).

            Detalhe adicionais sobre os equipamentos disponíveis incluem:

            (i) Laboratórios de Projetos Especiais: nestes dois laboratórios são executados os trabalhos de projetos que envolvam dados sigilosos (ANP, PETROBRAS). A entrada nos laboratórios é restrita aos pesquisadores dos projetos (professores e alunos) e é efetuada por meio de cartões eletrônicos.

            O hardware disponível está protegido por um sistema firewall, sendo interligado por uma rede/servidor local sem ligação com a Internet. O sistema inclui: (a) 4 workstations Sun Blade 1000 Model 900, UltraSPARC III com 900 MHz e monitores duplos de 21; (b) rede de 6 desktops, operando no sistema Windows, Pentium 4 com 512 Mb e 1,4 GHz, 3 monitores de 21, 1 de 19 e 1 de 17; (c) plotter HP Designjet 800, impressora A3 Epson Styler Color 3000, impressa A4 HP Deskjet 930C, unidade de fita 8 mm Exabyte Eliant 820.

 Os seguintes softwares estão disponíveis nos Laboratórios de Projetos Especiais:

Schlumberger Geoframe (interpretação sísmica etc.): Geoframe data manager, Seis 2DV/3DV, Autopix, IESX, Synthetics, SeisAn processing tool, Box, Computed seismic, Attributes, InDepth, Geovix / Voxel, Log Property Mapping (LPM), Reservoir Modellling, Petroview Plus, Petrophysics, Stratlog, WellPix, WellEdit, Well Composite;

            Suíte da Geosoft (métodos potencias etc.): Módulos UXDetect, Euler 3D, Geophysics, GMSys, Gravity, IGRF, Levelling System, MagMap, Oasis, Script, 1D-FFT;

<Suíte de softwares para inversão de dados potenciais (estimativa de espessura de sedimentos em bacias com os vínculos de suavidade e compacidade na variação espacial do relevo);

            Suíte da Midland Valley (balanceamento de seções e modelagem estrutural de bacias/reservatórios): 2D Move, 3D Move, 3D Stress, Hydrocarbon Systems, Fracture Generator;

            Suíte da PRA Platte River (modelamento termo-mecânico e geoquímico): Basin View, BasinMod 1D, BasinMod 2D, BasinMod Risk, BasinFlow;

            Suíte de softwares para sensoriamento remoto e editoração eletrônica: ERMapper, ArcView GIS, Surfer, Grapher, CorelDraw.

            (ii) Laboratórios de Projetos: dois laboratórios destinados ao apoio a projetos de pesquisa que não envolvam dados sigilosos, além de serem utilizados para suporte ao ensino da pós-graduação. Os laboratórios são equipados com 3 desktops com monitores de 21, Pentium 4 de 2,8GHz, discos rígidos de 240Gb e memória RAM de 2Gb, 5 desktops com monitores de 17, Pentium 4 de 1,4GHz, discos rígidos de 80Gb e memória RAM de 512Mb, duas impressoras multifuncionais (scanner e copiadora) HP Officejet 6110, e mesas-de-luz.

            (iii) Laboratório de Interpretação Geofísica e Visualização: este laboratório é utilizado para ensino e pesquisas da pós-graduação e graduação. O mesmo é equipado com uma rede de 7 desktops Pentium 4, 512 Mb a 1,0 Gb, 1,4 GHz, operando com os sistemas Windows e Linux, e contando com monitores duplos de 21 e 22, placas de vídeo 3Dlabs Wildcat II 510, 128 Mb. O laboratório ainda conta com 2 workstations Sun Blade 1000 Model 900, UltraSPARC III com 900 MHz e monitores duplos de 21, plotter HP Designjet 500 C7769, impressora A3 Epson Styler Color 3000 e unidade de fita 8 mm Exabyte Eliant 820. Os seguintes softwares estão disponíveis no laboratório:

            Suíte completa de aplicativos da LandMark – GeoGraphix Discovery: ProjectExplorer, GeoAtlas, LandNet, LeaseMap, LogM Well Editor, LogM Model Builder, PRIZM, pStaX, QueryBuilder, SeisBase, SeisVison, STRUCT, WellBase, WellXchange, XSection, Zone Manager, LayerMigrate, DefCon2;

            Suíte completa da CMG (Computer Modelling Group Ltd.): simulação de fluxo multi-fásico em reservatório, incluindo migração de hidrocarbonetos, recuperação com injeção de água, vapor e polímeros, entre outros.

            Softwares completos para processamento de dados de GPR: Radan GSSI e Reflex.

            (iv) Laboratório de Modelamento Estrutural: equipado com um aparato de caixa-de-areia que é empregado para a simulação de processos tectono-estruturais envolvidos na formação de bacias sedimentares. O laboratório é utilizado no apoio de projetos de pesquisa e no suporte ao ensino da graduação e pós-graduação.

            (v) Laboratório de Mapeamento e Sensoriamento Remoto: destinado às atividades de pesquisa e prestação de serviços (mapeamento geológico e estrutural, monitoramento ambiental em terra e mar, pesquisas de pós-graduação etc.). O laboratório também conta com um acervo de imagens digitais de satélites (Landsat 5-TM, Landsat 7-ETM+, Spot-HRV, Ikonos). É equipado como uma rede de 4 desktops com monitores de 21, Pentium 4 de 2,8GHz, discos rígidos de 240Gb e memória RAM de 2Gb, e 4 desktops com monitores de 17, Pentium 4 de 1,4GHz, discos rígidos de 80Gb e memória RAM de 12Mb, impressora A3 Epson Styler Color 3000, além de uma mesa-de-luz. A suíte de softwares disponível no laboratório inclui ER-Mapper, PCI Geometrics, Arc-View GIS, AutoCad Map, R2V, Surfer, Grapher e CorelDraw.

            (vi) Laboratório de Microscopia: laboratório destinado ao apoio aos projetos de pesquisa desenvolvidos no LGGP e ao suporte no ensino da pós-graduação. Conta com 2 microscópios petrográficos LEICA DM EP para luz transmitida e refletida, 1 estereomicroscópio LEICA MZ16A, 1 desktop com monitor de 17, Pentium 4 com 1,4GHz, disco rígido de 80Gb e memória RAM de 512Mb, 1 câmera digital Sony. Os microscópios estão conectados ao desktop, por meio do qual é possível efetuar a captura de imagem de seções delgadas e polidas empregando o software LEICA KWIN.

 

3 - Laboratório de Geologia e Geofísica Marinha e Monitoramento Ambiental (GGEMMA). Coordenadora: Profa. Helenice Vital

Prédio composto por sala de coordenação, sala de processamento e interpretação de dados geológico-oceanográficos (geológicos, geofísicos, físicos) e sala de projetos (acesso restrito). O GGEMMA é um laboratório multiusuário onde os equipamentos de grande porte são compartilhados entre diferentes departamentos da UFRN e Universidades do N-NE participantes da Rede de Monitoramento Ambiental ao Derramamento de Óleo no N-NE  (REDE 05 - ANP-FINEP-CNPq-CTPETRO-PETROBRAS). Os seguintes equipamentos estão disponíveis no GGEMMA:

 

            Sistema de ecosonda hidrográfica Hydrotac – Ecobatímetro (digital/analógico) e         Side Scan Sonar (analógico) com GPS interno da Odom Hydrographic

            Gerador Abacus de 6kVa, a gasolina

            2 estabilizadores magnéticos de 1000 VD

            Correntômetro DCS (Doppler Current Sensor) da Aandera 

            CTD sensor 3231 da Aanderaa

            Datalogger 3660 da Aanderaa

            1 draga pontual tipo van-veen

            1 testemunhador por vibração Vibracore: inclui motor, mangote, tripé, talha

            1 garrafa coletora de água tipo Niskin

            2 níveis, 2 miras e umbrela 

            1 máquina fotográfica automática submarina ( Dive camera) da  Sea Life

            1 máquina fotográfica Nikon F60 com objetiva de 28-80 mm

            1 filmadora submarina color da Mariscope

            4 GPS garmin etrex

            2 veículos de campo 4 x 4 (tipo Landrover e L200)

            3 computadores tipo notebook 14 e 17 para processamento dados em campo

            1 compressor Mundial

            1 granulômetro a laser da CILAS– range de 2,00 mm a 0,02 microns

            1 estação meteorológica da Campbell

            2 liofilizadores da Thermo-Savant

            1 DGPS Furuno

            3 conjuntos de sensores oceanográficos S4 da inter-ocean com sensores CTD, ondógrafo, correntômetro, marégrafo

            1 perfilador de sub-fundo X-Star da Edge-Tech

            1 Sonar de Varredura Lateral de alta resolução da EdgeTech

            Sistema de Sensores Doppler current Profile, wave current sensor e softwares aplicativos acoplados

            Sistema GPS RTK HIPER LITE da TOPCON

            Sistema SeaBat multifeixe para águas rasas da Reson (em fase de aquisição)

            Computadores de alta performance para processamento de grande quantidade de dados e para interpretação de dados

 

4 - Equipamentos de aquisição de dados geofísicos

Inclui 1 sísmografo de refração de 24 canais Oyo; 1 Radar Penetrante no Solo (GPR) GSSI (SIR 2), 1 gravimetro LaCoste&Romberg, resistivemetros, VLF da ABEM, DGPS geodésico  e de navegação (GARMIM),  magnetometro gradiometro G-858G (GEOMETRICS). No final de 2006 início 2007 iniciamos o processo de aquisição de um gravimetro Scintrex CG-5, com um sistema de posicionamento DGPS da TIMBRE e um resistivimetro Siscal Plus com acessórios para levantamentos elétricos em 3D.

 

5 - Laboratório Sismológico

Coordenador: Prof. Joaquim Ferreira e Prof. Aderson Nascimento

Conta com um arquivo com mais de 20.000 sismogramas e 2 mesas de leitura de sismogramas. Conta ainda com 14 estações sismográficas de registro analógico, 8 links de telemetria consistindo de rádios, receptores e antenas para transmissão e recepção de dados, 32 painéis solares, osciloscópio, gerador de sinais, receptor de sinal horário WWVT, freqüenciômetro e outros equipamentos de calibração. O laboratório através de convênio com o USGS (Serviço Geológico dos Estados Unidos) sedia uma estação da rede sismográfica mundial (RCBR). O laboratório participa de diversos projetos, entre eles o Projeto Milênio Estudos Geofísicos da Província Borborema, no contexto do qual foram adquiridos 6 sismômetros tri-axiais de período curto e 6 de banda larga, além de 12 registradores digitais e diversos equipamentos auxiliares.

 

6 - Laboratório de Análises Estratigráficas (LAE)

Coordenação: Prof. Francisco Pinheiro Lima Filho

Conta com equipamentos específicos para o estudo e modelagem de depósitos sedimentares. Os resultados das pesquisas de modelagem, parametrização e análises determinísticas de análogos a reservatórios, destacando-se:

(i)         Veículos com tração 4x4;

(ii)        Radares de Penetração Terrestre (GPR), com antenas de diversas freqüências;

(iii)       Estação Total, com leitura a laser;

(iv)       GPS geodésico com precisão milimétrica;

(v)        GPS de mapeamento, com precisão sub-métrica;

(vi)       Sistema de catodo luminescência;

(vii)      Equipamento de espectrometria de raios-gama portátil;

(viii)     Estação Silicon Graphics;

(ix)       Máquinas fotográficas do tipo reflex e digital;

(x)        Computadores PC, impressoras, notebooks

(xi)       Laser Scanner

(xii)      Softwares para geoprocessamento e modelagem digital de afloramentos, tais como ArcVeiw 8.1, ERDAS, GRADIX, Topoghaphic, e conta ainda com licenças dos softwares  Petbool e do GoCad.

(xiii)     Equipamentos de menor valor como: GPS´s de bolso, bússolas, martelos geológicos, equipamentos para rapel, etc.

 

7 - O PPGG ainda dispõe de facilidades de uso dos laboratórios de sedimentologia, laminação, preparação de amostras, geoquímica e geocronologia (laboratório intermediário), do Departamento de Geologia/PPGG, bem como dos laboratórios de raios X de microscopia eletrônica (MEV), adquiridos pela UFRN com recursos do CTPETRO/CTINFRA