O Curso da UFRN

 

 

 

 

Ementas de Disciplinas
Obrigatórias
Complementares

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS


FIS-311 Mecânica Clássica
Vetores: cinemática e dinâmica da partícula. Dinâmica da transição. Dinâmica da translação. Dinâmica da rotação. Conservação da energia e dos movimentos linear e angular. Equilíbrio. Gravitação.
MAT-311 Matemática para Engenharia I
Funções. Limites e continuidade. Derivada. Aplicações da derivada. Integral. Técnicas de integração. Aplicações da integral.
QUI-310 Química Geral
Estequiometria. Soluções. Equilíbrio químico de espécies não carregadas. Termoquímica.
GEO-048 Geologia Introdutória
Definir e analisar a ciência geológica em seus aspectos técnico e profissional. Dar informações sobre as estruturas curricular e acadêmica da UFRN, completando com uma visão geral sobre os métodos da pesquisa geológica e bibliográfica.
GEO-051 Geologia Geral
Estrutura do universo e evolução estelar. Nucleosíntese dos elementos químicos. Sistema solar. Meteoritos e evolução planetária. Composição e estrutura sísmica da Terra. Isostasia. Conjuntos morfotectônicos das crostas continental e oceânica. Cadeias oceânicas e zonas de subducção e colisão. Magma: formação e diferenciação. Classificação e textura de rochas ígneas. Classificação e textura das rochas sedimentares. Processos e produtos superficiais. Ambientes de sedimentação. Processos e produtos do metamorfismo. Classificação e textura das rochas metamórficas. Fácies metamórfica. Prática de rochas. Conceitos básicos de esforço e deformação. Deformação frágil vs dúctil. Estruturas (dobra, foliação, lineação, falha, fratura). Depósitos minerais. Recursos energéticos renováveis e não-renováveis.
DIM-103 Introdução à Informática
O computador, sistemas operacionais, outros softwares básicos, softwares de suporte e aplicativos com áreas de abordagem; micro-informática; noções de redes; introdução aos softwares básicos, de suporte e aplicativos que estejam sendo mais utilizados no mercado e disponíveis na UFRN.
FIS-312 Eletricidade e Magnetismo
Cargas elétricas. Campo elétrico. Lei de Gauss. Energia e potencial eletrostático. Condutores. Dielétricos e capacitores. Circuitos e correntes. Campo magnético. Leis de Ampere e de Faraday. Indutância. Propriedades magnéticas da matéria. Equações de Maxwell. Ondas eletromagnéticas.
MAT-312 Matemática para Engenharia II
Vetores, curvas e superfícies no espaço. Funções de várias variáveis, fórmula de Taylor-máximos e mínimos de funções de várias variáveis. Integrais múltiplas. Integrais de linha. Teorema da divergência e de Stokes.
QUI-320 Estrutura Atômica e Ligação Química
Estrutura eletrônica dos átomos. Tabela periódica. Ligação química.
GEO-004 Ótica Cristalina
Conceitos básicos sobre a radiação eletromagnética:vetores de Poynting (P), campo elétrico (E) e campo magnético (H). Interação da radiação com os meios cristalinos transparentes. Propagação da luz nos meios isotrópicos: índice de refração, superfície de onda, ótica geométrica, polarização da luz. Propagação da luz nos meios anisotrópicos: indução elétrica (D), relações entre os vetores campos elétrico, indução elétrica, campo magnético (H), energia (S) e propagação da onda (P). Equação dos índices. Dupla refracão. Elipsóide dos índices. Superfície dos índices. Dispersão dos índices. Absorção e pleocroísmo. Práticas: peças e usos do microscópio de polarizacão, relevo, cor de interferência, birrefringência, retard, extinção, figura de interferência, sinal ótico, ângulo ótico, determinação da posição relativa entre os elipsóides dos índices e simetria cristalina; reconhecimento dos minerais mais comuns formadores de rochas (quartzo, feldspatos, micas, anfibólios, piroxênios, carbonatos).
GEO-301 Mineralogia
Conceito de estado cristalino da matéria. Os retículos de Bravais e os eixos cristalográficos. Elementos de Simetria e os Sistemas Cristalinos. Índices de Miller. Prática com modelos de cristais. Noções básicas de radiocristalografia. A Lei de Bragg, o difratômetro de raios-X e prática de identificação de minerais. Ligações atômicas e número de coordenação. Modificações na estrutura cristaloquímica dos minerais: isomorfismo, polimorfismo, pseudomorfismo; fórmula estrutural dos minerais. Propriedades físicas e químicas dos minerais. Métodos de identificação dos minerais: macroscópicos e químicos. Descrição das principais classes de minerais (química, estrutura, ocorrência, gênese). Aulas práticas de descrição e identificação de minerais isolados e em amostras de rochas.
FIS-313 Ondas e Física Moderna
Física ondulatória. Natureza e propagação da luz. Interferência. Difração. Introdução à relatividade. Introdução à mecânica quântica e suas aplicações.
MAT-313 Álgebra Linear Aplicada
Álgebra matricial; sistemas de equações lineares; espaços vetoriais; transformações lineares; autovalores e autovetores; formas quadráticas.
QUI-333 Físico-Química Básica
Primeiro princípio da Termodinâmica. Equações de estados. Funções de estados. Segundo princípio da Termodinâmica. Entropia livre de Gibbs. Equilíbrio químico. Regra das fases. Diagramas de fases. Misturas eutéticas. Diagramas de fases de rochas. Fugacidade. Atividade.
GEO-046 Petrografia
Os principais minerais formadores de rochas; principais texturas/estruturas, macro e microscópicas, de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas; sistemas de classificações mineralógica de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas. Descrição macro e microscópica de rochas ígneas, sedimentares e metamórficas.
GEO-311 Geomorfologia
Fundamentos da Geomorfologia. Histórico, definição, objetivos, importância, metodologia, sistemas de referência e perspectivas da Geomorfologia. Geomorfologia Estrutural. Geomorfologia Climática. Geomorfologia Fluvial. Geomorfologia Costeira. Geomorfologia Cárstica. Geomorfologia do Quaternário. Mapeamento Geomorfológico e Geomorfologia do Rio Grande do Norte e do Brasil.
QUI-340 Química Orgânica I
Definição, classificação, nomenclatura, propriedades físicas e química de: alcanos, alcenos, alcenos, hidrocarbonetos aromáticos, álcoois, éteres e halogenetos de alquila.
QUI-353 Química Analítica Aplicada
Métodos analíticos. Clássicos e métodos modernos. Química analítica qualitativa: abertura de materiais geológicos. Reações de alguns cátions e ânions. Química analítica quantitativa: amostragem. Representatividade e qualificação de analitos em minérios e águas por gravimetria e volumetria. Análise instrumental: métodos instrumentais de aplicação mais comum.
GEO-302 Técnicas Topográficas e de Desenho Geológico
Introduzir o aluno às técnicas de topografia, com reconhecimento e confecção de levantamentos plani-altimétricos. Progressos e métodos de avaliação de áreas. Cálculos analíticos. Traçado e interpretação de plantas e mapas topográficos, e prática de levantamentos de campo. Apresentação dos diversos métodos descritivos de estudo do plano, representação e interseção de poliedros regulares e irregulares, e de secção planas. Orientação do aluno na construção, leitura e interpretação bi e tridimensional de mapas geológicos, além de perfis e blocos diagramas. Introdução de técnicas trigonométricas, geométricas e de projeção tridimensional para cálculos geológicos, envolvendo as mais diferentes situações com planos e linhas.
GEO-310 Paleontologia
Introdução à Paleontologia. Tafonomia. Processos de fossilização. Fundamentos de taxonomia. Origem e evolução da vida. Paleo-ecologia. Principais grupos de invertebrados e vertebrados. Icnofósseis. Noções de Paleobotânica e Bioestratigrafia.
GEO-320 Sedimentologia
Conceitos básicos. Histórico e aplicações da sedimentologia. Classificação dos sedimentos. Processos e produtos físicos, químicos e biológicos envolvidos no transporte e deposição dos sedimentos. Tipos e gênese de rochas sedimentares. Sistemas deposicionais.
GEO-340 Geologia de Campo I
Excursão de campo com duração de 4 l/2 dias, visitando afloramentos de rochas metamórficas, ígneas e sedimentares. Morfologia regional. Determinação da mineralogia, textura e classificação das rochas. Identificação e classificação de estruturas deformadas. Manipulação de bússolas (visadas, medidas de planos e linhas). Confecção de relatório.
GEO-303 Geoquímica
Composição do Universo e do Sistema Solar. Estrutura e composição química da Terra. Sistemas e variáveis termodinâmicas em Geologia. Química mineral. Os oceanos e a atmosfera como um sistema geoquímico. Processos geoquímicos superficiais. A crosta e o manto como um sistema geoquímico. Tratamento geoquímico de diagramas de fase. Geoquímica isotópica.
GEO-304 Sensoriamento Remoto
Princípios de Sensoriamento Remoto. Tipo de sensores. Fotografias aéreas. O imageamento por satélite. O imageamento por radar. Tratamento qualitativo de imagens. Métodos de interpretação de imagens. Tratamento quantitativo de imagens. Mapeamento temático e aplicações de sensoriamento remoto.
GEO-306 Geologia Estrutural I
Tensão e deformação. O elipsóide de strain e regimes de fluxo. Comportamento dos materiais geológicos. Projeção estereográfica: princípios, construções básicas, aplicações. Dobras: terminologia, classificações, mecanismos de desenvolvimento. Foliações e lineações: tipos, relações com o elipsóide de strain e o dobramento, mecanismos de desenvolvimento. Análise do dobramento em projeção estereográfica. Juntas e falhas: terminologia, reconhecimento e classificações. Falhas contracionais, extensionais e transcorrentes. Análise de fraturas em projeção estereográfica. Mecânica do fraturamento. Zonas de cisalhamento terminologia, elementos do fabric e mecanismos. Dobras e zonas de cisalhamento. Critérios cinemáticos. Noções de estruturas superpostas. Associações estruturais e ambientes tectônicos.
GEO-308 Geologia Ambiental I
O homem como agente geológico e suas modificações na natureza. Histórico e evolução dos conceitos relacionados à geologia ambiental e suas aplicações. Processos de dinâmica superficial e sua importância nos estudos de planejamento ambiental. Cartografia geotécnica como subsídio aos projetos de uso e ocupação do solo. Planos preventivos de defesa civil e cartas de risco. Estudos de impacto ambiental. Recuperação de áreas degradadas. Legislação ambiental. Perspectivas da geologia ambiental. Panorama no Estado do Rio Grande do Norte e no Brasil.
GEO-312 Estratigrafia
Princípios e conceitos básicos da estratigrafia. Modelos de fácies. Códigos de nomenclatura estratigráfica nacional e internacional. Unidades litoestratigráficas, bioestratigráficas, cronoestratigráficas e geocronológicas. Técnicas e métodos de correlação estratigráfica. Introdução à sismoestratigrafia e a estratigrafia de seqüências. Estratigrafia do quaternário. Noções de tectônica e sedimentação.
GEO-022 Hidrogeologia
Definição básica da hidrogeologia. Ciclo hidrológico. Balanço hídrico. Distribuição e ocorrência das águas subterrâneas. Classificação hidrogeológica das rochas. Movimento das águas subterrâneas. Captação das águas subterrâneas. Hidráulica de poços. Qualidade das águas subterrâneas. Aspectos de contaminação das águas subterrâneas. Classificação e avaliação de reservas de águas subterrâneas.
GE-305 Geofísica
Introdução à Geofísica e princípios dos diversos métodos geofísicos. Propriedades físicas das rochas e minerais. Gravimetria e noções de Geodésia e equilíbrio isostático. Magnetometria e campo geomagnético. Paleomagnetismo. Tratamento e interpretação de dados de métodos potenciais. Métodos elétricos e eletromagnéticos, potencial espontâneo e polarização induzida. Métodos de reflexão e refração sísmica. Sismologia e terremotos. Radioatividade e métodos radiométricos. Perfilagem geofísica de poços. Instrumentação. Técnicas de aquisição e tratamento dos dados geofísicos.
GEO-325 Petrologia Ígnea I
Teoria: estrutura interna da Terra; magmatismo vs tectônica de placas. Magmas: propriedades físicas e químicas e modelos de evolução. Os principais grupos de minerais formadores de rochas ígneas. Diagramas de fases e suas aplicações na petrologia ígnea. Sistemas de classificações mineralógicas e químicas de rochas ígneas. Formas e estruturas de corpos ígneos. Geoquímica de rochas ígneas. Prática: Estudo petrográfico e textural de amostras de mão e lâminas delgadas de rochas ígneas, e trabalho de campo.
GEO-326 Petrologia Metamórfica I
Conceituação e tipos de metamorfismo. O metamorfismo no contexto terrestre. Fatores físico-químicos que controlam o metamorfismo e sistemas metamórficos. Representação gráfica de paragêneses metamórficas nos diversos tipos de rochas. Microtexturas e critérios microtectônicos de determinação de paragêneses metamórficas: aspectos teóricos e práticos. Classificação das fácies e zonas metamórficas no metamorfismo regional e suas características. Relação deformação vs cristalização. Metamorfismo em zonas de cisalhamento. Anatexia e fusão crustal.
GEO-330 Recursos Energéticos
Introdução ao curso. Classificacão dos recursos energéticos. Matriz energética mundial e nacional. Fontes de energia convencionais e alternativas. Combustíveis fósseis e nucleares: reserva, produção e consumo mundial e nacional. Energia alternativa no Brasil: álcool combustível e energia solar. Perspectivas futuras.
GEO-341 Geologia de Campo II
Trabalho de campo constando de um mapeamento geológico básico com levantamento de perfis e seções estratigráficas com auxílio de fotografias aéreas, imagens de satélite e/ou cartas topográficas de uma área sedimentar, completado por estudos laboratoriais e confecção de um relatório técnico. A duração da etapa de campo é de 10 dias, com a área e a escala de mapeamento a serem definidas em função de facilidades operacionais e interesse acadêmico.
EST-233 Estatística Aplicada à Geologia
Estatística descritiva. Análise exploratória de dados. Noções sobre teoria da probabilidade. Principais distribuições de probabilidade. Inferência: caso de uma amostra. Inferência: caso de duas amostras. Inferência: caso de mais de uma amostra. Correlação e regressão lineares simples. Noções de Estatística não Paramétrica.
GEO-327 Geotectônica & Geocronologia
A estrutura interna da Terra. Aspectos físicos e químicos da litosfera e astenosfera. As grandes divisões da crosta da Terra e os métodos de estudo. A escala de tempo geológico e as datações radiométricas. Princípios básicos, os principais métodos de datação, exemplos de aplicação. Conceitos geotectônicos clássicos e a evolução de idéias sobre deriva continental e a tectônica de placas. O arcabouço básico da teoria das placas, geometria, cinemática, tipos de limites. O ciclo de Wilson e os diferentes ambientes tectônicos. Faixas orogênicas reinterpretadas na teoria das placas; exemplos fanerozóicos e precambrianos. O Arqueano; padrões geológicos e os modelos de formação da crosta primitiva.
GEO-332 Fundamentos de Metalogênese
Definições básicas. Natureza e morfologia dos principais tipos de depósitos minerais metálicos. Textura e estrutura de minérios. Paragênese e seqüência paragenética. Zoneamento. Soluções hidrotermais mineralizantes. Alteração hidrotermal. Inclusões fluidas. Sistemática de isótopos estáveis. Geotermometria e geobarometria. Principais teorias sobre a origem de depósitos minerais.
GEO-342 Geologia de campo III
Técnicas de mapeamento em terrenos cristalinos, incluindo os procedimentos de fotointerpretação, análise estrutural e correlações entre informações de escala mesoscópica e macroscópica, elaboração de um quadro estratigráfico, petrografia ígnea e metamórfica, relações entre metamorfismo, plutonismo e deformação. Inclui etapa de campo precedida e sequenciada por trabalhos de laboratório, finalizados com a preparação de mapa e perfis geológicos com relatório.
GEO-021 Geologia do Brasil
O arcabouço tectônico do Brasil no continente sul-americano. Divisão do tempo geológico. Os grandes ciclos orogênicos e as províncias estruturais Pré-Cambrianas. Bacias sedimentares e províncias magmáticas fanerozóicas. As províncias Rio Branco, Tapajós, São Luis, Tocantins e Mantiqueira: resumo do quadro estratigráfico e evolução tectônica. As províncias São Francisco e Borborema: subdivisões, estratigrafia, estruturas, mineralizações e evolução tectônica. Discussão sobre a Faixa Seridó e regiões adjacentes na Província Borborema. As bacias paleozóicas e meso-cenozóicas: estratigrafia, magmatismo e evolução tectônica. A Bacia Potiguar e as Bacias Interiores do Nordeste. O Cenozóico do Brasil.
GEO-331 Recursos Minerais Industriais
Conceito, nomenclatura e classificação de gemas. Tipos de jazidas de gemas. Conceito, nomenclatura e classificação de rochas ornamentais. Tipos de jazidas de rochas ornamentais. Conceito, nomenclatura e classificação de fertilizantes e corretivos. Tipos de jazidas de fertilizantes e corretivos. Argilas: tipos e usos industriais. Materiais de construção. Outros materiais geológicos de uso industrial.
GEO-333 Depósitos de Minerais Metálicos
Classificação dos depósitos minerais metálicos. Depósitos de diamante em kimberlitos e em lamproítos. Depósitos de afiliação carbonatítica-alcalina. Pegmatitos. Depósitos ortomagmáticos. Depósitos do tipo greisen. Escarnitos. Depósitos afiliados a rochas intrusivas intermediárias a félsicas. Sulfetos e óxidos estratiformes em ambientes sedimentares e vulcânicos. Depósitos estrato-controlado em rochas sedimentares carbonáticas e detríticas. Depósitos em pláceres. Depósitos residuais. Depósitos supergênicos. Metamorfismo de depósitos minerais. Províncias e épocas metalogenéticas. Tectônica global e metalogênese.
GEO-334 Prospecção
Introdução. Economia Mineral. Fatores estratégicos na exploração mineral. Controles de mineralizações. Prospecção Geoquímica. Prospecção Geofísica. Mapeamento geológico de superfície e subsolo. Sondagem. Avaliação geológica de depósitos.
GEO-343 Geologia de Campo IV
Metodologia de abordagem de perfis regionais envolvendo correlações estratigráficas, estruturais e metamórficas, bem como interpretações de ambientes e síntese tectônica. Visitas a minas e prospectos com avaliação geológica local e suas relações dentro do contexto tectônico regional.
GEO-344 Geologia de Campo V
Disciplina prática destinada a cobrir assuntos de geologia econômica e prospecção: cadastramento de ocorrências minerais. Trabalhos de prospecção de jazidas. Trabalhos mineiros. Administração da atividade de mineração.
GEO-345 Relatório de Graduação
Estágio supervisionado individual visando aplicação no campo teórico-prático de técnicas de pesquisas geológicas, definidos de acordo com projeto apresentado pelo orientador ao Colegiado do Curso. Inclui introdução a abordagem de problemas científicos e redação de monografia, apresentada e debatida em público.

 

DISCIPLINAS COMPLEMENTARES


GEO-024 Introdução à Micropaleontologia
Definições. Aplicações da micropaleontologia e principais grupos de microfósseis. Métodos de preparação de amostras de microfósseis. Foraminíferos Bentônicos e Planctônicos. Radiolários. Ostracóides. Nanofósseis. Palinologia. Conodontes. Conchostráceos. Briozoários. Microfósseis do Pré-Cambriano. Fragmentos de macrofósseis.
GEO-032 Geologia do Petróleo
Introdução ao curso. Origem e formação do petróleo. Geologia de reservatórios. Avaliação de formações. Aplicação da Geoquímica e da Geofísica na prospecção do petróleo. Bacias brasileiras produtoras de óleo e gás. Economia e política do petróleo no Brasil.
GEO-044 Hidrogeologia Avançada
Revisão de conceitos fundamentais da hidrogeologia. Métodos de exploração hidrogeológica. Estrutura hidrogeológica. Sistema de fluxo subterrâneo. Análise de dados de testes de aquífero. Interferência entre poços. Métodos de avaliação de reservas e disponibilidade de água subterrânea. Roteiro para elaboração de estudos hidrogeológicos. Trabalhos práticos em campo de avaliação de recursos hídricos subterrâneos.
GEO-045 Tópicos Especiais em Geologia
Visa atender assuntos especiais relacionados com o ciclo profissional do curso tais como: a) os materiais constituintes da crosta; b) a estrutura e evolução da terra; c) a geologia regional; d) os métodos e aplicações da geologia; e) os recursos minerais da terra.
GEO-049 Tópicos Avançados em Geologia
Visa atender assuntos avançados de caráter técnico-científico relacionado com as ciências geológicas, enfatizando avanços e novos conhecimentos nas diversas áreas.
GEO-350 Tratamento de Dados Geológicos
Variabilidade, precisão e exatidão de dados geológicos. Tratamento de dados com valores extremos ou deslocados. Tratamento de dados estruturais lineares e planares. Fundamentação dos métodos estatísticos multivariados com discussão de casos geológicos concretos. Análise de tendência de dados em perfis e em mapas.
GEO-351 Processamento Digital de Imagens
Conceitos elementares de imagem digital. Componentes de um sistema digital. Pré-processamento de imagens digitais. Seleção de bandas. Técnicas de realce de imagens. Aplicações de sensoriamento remoto.
GEO-352 Geoquímica de Mineralizações Hidrotermais
Características físico-química dos processos hidrotermais. Origem das soluções hidrotermais. Mecanismos de transporte de metais em soluções hidrotermais. Solubilidade de metais. Processos de precipitação de metais a partir de soluções hidrotermais. Caracterização geoquímica da alteração hidrotermal.
GEO-354 Mineralogia de Minerais Opacos
O microscópio de luz refletida. Propriedades e características da luz refletida. Preparação de amostras para a microscopia de minerais opacos. Identificação mineral: métodos qualitativos. Identificação mineral: métodos quantitativos. Propriedades e identificação das principais classes de minerais opacos. Principais texturas de minerais de minério.
GEO-355 Geologia e Exploração de Minas
Introdução. Serviços de mineração. Máquinas e equipamentos de mineração. Explosivos. Métodos de lavra. Ventilação de minas. Transporte. Construções mineiras. Métodos de beneficiamento. Estudos tecnológicos. Segurança e higiene em mineração.
GEO-356 Geoquímica de Depósitos Supergênicos
Processos supergênicos. Oxidação de sulfetos e geoquímica de gossans. Formação de lateritos. Enriquecimento supergênico. Geoquímica dos lateritos. Principais tipos de crostas supergênicas. Aplicação à prospecção mineral.
GEO-357 Prospecção Geoquímica
Definições. Distribuição dos elementos químicos de mineralizações no ambiente primário. Mobilidade e distribuição dos elementos químicos de mineralizações no ambiente secundário. Caracterização de background e de anomalia. Estudo orientativo. Principais tipos de levantamentos geoquímicos. Métodos analíticos em prospecção geoquímica. Prospecção geoquímica para petróleo. Tratamento estatístico de dados em prospecção geoquímica. Discussão de casos concretos.
GEO-358 Prospecção Geofísica
Aplicação dos métodos geofísicos nos mapeamentos geológicos e prospecção mineral, hidrogeologia e meio-ambiente.
GEO-359 Economia e Política Mineral
Introdução. Código de mineração e legislação correlata. Conceitos econômicos-financeiros. Parâmetros técnicos econômicos. Investimentos. Custos operacionais. Tributação. Análise técnico-econômica de um projeto mineral. Fluxo de caixa. Análise de sensibilidade e risco.
GEO-361 Bioestratigragfia
Conceitos básicos e importância da bioestratigrafia. A natureza do registro estratigráfico: a evolução das espécies, a biogeografia e as variações ecológicas. Fatores limitantes à aplicação da bioestratigrafia. Tipos de biozonas formais e informais. Métodos quantitativos em bioestratigrafia. Exemplos das aplicações da bioestratigrafia e da biocorrelação em análise de bacias sedimentares.
GEO-362 Geoquímica Sedimentar
Noções fundamentais sobre processos geoquímicos e equilíbrio de minerais e soluções durante o intemperismo, transporte, sedimentação e diagênese de materiais inorgânicos e orgânicos, utilizando-se conceitos básicos de termodinâmica de processos geológicos e fenômenos bioquímicos (Eh, ph, circulação de fluidos, composição químico-mineralógica dos sedimentos, isótopos e distribuição de elementos químicos).
GEO-363 Sistemas Deposicionais
Conceituação de sistemas. Sistemas deposicionais atuantes em ambientes continental, transicional e marinho. Aplicação em bacias sedimentares brasileiras.
GEO-364 Geologia das Argilas
Mineralogia, feições cristalográficas, natureza química, origem e identificação de argilominerais e de argilas, visando a delinear sua importância na geologia e na indústria.
GEO-365 Análise de Bacias
Modelos de origem das bacias sedimentares. Classificação de bacias sedimentares à luz da Teoria Global de Tectônica de Placas. Sedimentação, subsidência, variação do nível do mar e preenchimento sedimentar. Estratigrafia de seqüências. Ciclos e eventos estratigráficos. Métodos de mapeamento de bacias.
GEO-366 Geologia do Quaternário
Nomenclatura e divisão do quaternário. Estratigrafia, cronologia e correlação do quaternário. Glaciações quaternárias e sua origem. Métodos e técnicas de datação aplicados ao quaternário. Variações do nível do mar. Reconstrução de antigas linhas de costa. Neotectônica quaternária no Brasil.
GEO-367 Petrologia Sedimentar
Conceitos básicos e técnicas de estudo. Textura das rochas sedimentares. Constituintes e classificações de rochas siliciclásticas. Proveniência. Diagênese das rochas siliciclásticas e das rochas carbonáticas.
GEO-370 Geologia Estrutural II
Strain e deslocamentos na crosta da Terra. Princípios de análise cinemática. Deformação progressiva e o elipsóide de strain. Deformações superpostas, noções básicas e critérios de reconhecimento. Padrões de redobramento. Correlação estrutural. Análise de áreas estruturalmente complexas com auxílio da projeção estereográfica. Relações entre metamorfismo e deformação. Estruturas de rochas ígneas, fluxo viscoso e plástico. Formas dos corpos ígneos e mecanismos de alojamento. Rochas ígneas como marcadores cinemáticos e cronológicos. Estratigrafia em terrenos metamórficos, procedimentos básicos e relações entre unidades lito-tectônicas. Estilos de deformação, orogênese e a tectônica de placas. Regimes cinemáticos e estilos de deformação em diferentes níveis crustais.
GEO-371 Petrologia Ígnea II
Teoria: Caracterização geoquímica de associações magmáticas em diagramas discriminantes; isótopos e elementos traços e suas aplicações na discussão da origem de rochas ígneas; geotermometria e geobarometria. Prática: Cálculos petroquímicos; exercícios interpretativos a partir de dados de análises químicas.
GEO-372 Petrologia Metamórfica II
Termodinâmica aplicada a sistemas metamórficos. Equilíbrio de minerais e repartição de elementos químicos entre fases. Equilíbrio de reações.Granitogênese no contexto metamórfico. O contador de pontos: teórica e prática. Seminários.
GEO-380 Geologia Marinha
Dinâmica das águas dos oceanos e mares. Ondas correntes e marés. Processos atuantes na região costeira e nos mares e oceanos, feições resultantes e natureza dos depósitos. Recursos minerais associados.
GEO-381 Geologia Ambiental II
Abordagem metodológica de cartas geotécnicas, estudos de impacto ambiental e recuperação de áreas degradadas.
GEO-382 Geologia de Engenharia II
Introdução à geotecnia. Propriedades. Índices dos solos. Formação dos solos. Estrutura dos solos e argilominerais. Tensões geostáticas e tensões devido a carregamentos externos. Permeabilidade e percolação d'água no solo. Compressibilidade e adensamento dos solos. Resistência ao cisalhamento dos solos. Prospecção geotécnica do sub-solo. Compactação dos solos. Sistemas de classificação dos solos.
GEO-383 Geologia de Campo VI
Reconhecimento de características de sistemas aquíferos. Visita à unidades de captação de águas subterrâneas no abastecimento humano, irrigação e pecuária. Técnicas e práticas de reconhecimento da qualidade das águas. Visitas técnicas com análise crítica a grandes obras de engenharia (por exemplo, portos e barragens) e a atividades que envolvem a geologia aplicada à engenharia e o planejamento urbano. Relatório com análise e crítica dos projetos, obras e estruturas visitadas.
GEO-384 Geologia de Engenharia II
Empuxos de terra e estruturas de arrimo. Fundações. Estabilidade de taludes. Barragens de terra e enrocamento. Mapeamento geotécnico. Aplicação de solos e rochas como material de construção. Introdução à mecânica das rochas. Geotecnia ambiental.
GEO-390 Técnicas de Geologia e Geofísica Marinhas
Técnicas utilizadas para caracterização do fundo oceânico e da coluna d'água; batimetria (morfologia de fundo); Side Scan Sonar (imagens sonográficas em planta); CTD (perfilador para medições de condutividade, temperatura e salinidade da água); ADCP (medidas de corrente em tempo real); amostradores.
GEO-391 Sistema de Informações Geográficas I
Conceitos básicos de SIG, Estrutura de um SIG, Bancos de dados espaciais e não espaciais, Tipos de dados usados em SIG, consulta a um banco de dados, operadores de distancia e de contexto, álgebra com mapas, elementos de sensoriamento remoto e de processamento digital de imagens, elementos de cartografia, georreferenciamento de imagens.
GEO-392 Espectrometria por Fluorescência de Raios X
A radiação eletromagnética e sua interação com a matéria. Propriedades e características dos raios X. Princípio do método e instrumentação. Aplicação da espectrometria por fluorescência de raios X na análises de materiais rochosos. Preparação de pastilhas prensadas. Preparação de pastilhas fundidas. A perda ao fogo. Controle de qualidade analítica.
GEO-393 Caracterização Tecnológica de Minérios
Operações de beneficiamento de minérios. Operações de fragmentação, classificação e concentração. Caracterização granulométrica. Caracterização mineralógica qualitativa e semi-quantitativa. Determinação do grau de liberação. Caracterização química de matérias primas minerais.
GEO-394 Gestão Ambiental
Definições básicas. Normas ISO 14.000 (Gestão Ambiental). Aspectos correlatos nas normas ISO 9.000 (Sistema de Qualidade). Sistemas de gestão ambiental (SGA). Políticas brasileiras para gestão e educação ambiental. Avaliação de impactos ambientais através do Estudo de Impactos Ambientais (EIA) e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (RIMA). Análise comparativa da política ambiental de países mais desenvolvidos em relação à política ambiental brasileira.
GEO-395 Monitoramento Geoquímico Ambiental
Definições básicas. Tipos e fases de levantamentos geoquímicos ambientais. Planos de amostragem em levantamentos geoquímicos ambientais. Execução de amostragem em levantamentos ambientais, utilizando-se águas, solos, sedimentos, ar e materiais dos reinos vegetal e animal. Métodos analíticos. Métodos de interpretação de dados. Avaliação da qualidade de procedimentos de amostragem e análise. Discussão de casos concretos.
GEO-396 Poluição Química Ambiental
Definições básicas. Poluentes inorgânicos, orgânicos e microbiológicos e suas propriedades físicas e químicas. Principais fontes, tipos e efeitos de poluentes em águas, solos, sedimentos e na atmosfera. Conceitos básicos de toxicologia química.
GEO-397 Geoquímica e Tecnologia Ambiental de Solos e Águas
Propriedades físico-químicas de soluções aquosas. Solubilidade de minerais. Química da interface mineral - solução. Eletroquímica e cinética. Colóides e processos de transporte nos solos. Componentes orgânicos e inorgânicos dos solos. Reações químicas no sistema solo -água. Sistemática de poluições de solos e águas. Tecnologias de remediação de solos e águas. Visitas a estações de tratamento de água e esgoto, aterros sanitários, áreas afetadas por salinização de solos e aqüíferos. Áreas de fruticultura intensiva.
GEO-398 Geoquímica Ambiental Global
Energia solar na superfície da Terra. Balanço energético e ciclo hidrológico. Química da atmosfera e poluições globais, regionais e urbanas. Geoquímica e poluições dos solos, rios, lagos e aqüíferos. Geoquímica e poluições dos estuários e oceanos.
GEO-399 Rochas Ornamentais
Energia solar na superfície da Terra. Balanço energético e ciclo hidrológico. Química da atmosfera e poluições globais, regionais e urbanas. Geoquímica e poluições dos solos, rios, lagos e aqüíferos. Geoquímica e poluições dos estuários e oceanos.
GEO-400 Geologia Estrutural Aplicada
Revisão de conceitos e áreas de aplicação da Geologia Estrutural. Geometria e controles estruturais de mineralizações. Técnicas de mapeamento estrutural. Geologia Estrutural de reservatórios e do cristalino fraturado. Interpretação estrutural de seções sísmicas e dados de métodos potenciais. Balanceamento de seções geológicas.
GEO-401 Introdução aos Métodos Sísmicos
Fundamentos dos métodos sísmicos: reflexão e refração. Aquisição, tratamento e aplicação a prospecção de petróleo, engenharia civil e meio ambiente.
LET-029 Língua Inglesa IX
Compreensão de textos em lingua inglesa, para fins acadêmicos, visando o desenvolvimento de estratégias e habilidade de leitura.
DGE-131 Pedologia
Conceituação, métodos, técnicas e processos. Gênese, classificação, características e conservação dos solos. Importância da Pedologia no estudo estratigráfico do Quaternário.
DIM-104 Softwares Aplicativos
Conceituação, métodos, técnicas e processos. Gênese, classificação, características e conservação dos solos. Importância da Pedologia no estudo estratigráfico do Quaternário.
ECO-001 Introdução à Economia I
Estudo a nível introdutório. Noções básicas de economia. Funcionamento de um sistema econômico. Fundamentos de microeconomia e macroeconomia. Noções de comércio internacional, moeda, desenvolvimento e crescimento econômico.



Site da UFRN


Site do CCET