Centro   de   Ciências   Exatas   e     da Terra

A História do atual Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET começou no ano de 1974 com a união dos Institutos de Física, Matemática, Química e Ciências Biológicas, inicialmente com o nome Centro de Ciências Exatas e Naturais – CCEN.

Em 1977 foi transferido o Departamento de Ciências Biológicas para o Centro de Biociências e veio a somar ao CCEN o Instituto de Antropologia e o Museu de Antropologia Câmara Cascudo, originando o Departamento de Geologia.

Nos anos 80 foram criados os Departamentos de Estatística e Matemática Pura. Esse último foi dividido nos Departamentos de: Informática e Matemática Aplicada – DIMAp e Matemática – DMAT.

O CCET possui 8 Departamentos, 11 Cursos de Graduação em Natal e 2 Cursos a Distância.

Os Cursos de Graduação presenciais em Natal são:

1. Depto. de Matemática: Matemática (Licenciatura/Bacharelado/A Distância)
2. Depto. de Física Teórica e Experimental: Física (Licenciatura/Bacharelado/A Distância)
3. Depto. Estatística: Estatística (Bacharelado)
4. Depto. de Demografia e Ciências Atuariais: Ciências Atuariais (Bacharelado)
5. Depto. de Informática e Matemática Aplicada: Ciência da Computação (Bacharelado)
6. Depto. de Geologia: Geologia (Bacharelado)
7. Depto. de Geofísica: Geofísica (Bacharelado)
8. Depto. de Ciências Atmosféricas e Climáticas: Meteorologia (Bacharelado)

O CCET possui 233 professores permanentes, sendo 186 Doutores, 23 Mestres, 2 Especialistas e 17 Substitutos. Além de 4 Professores Visitantes e 15 Professores Bolsistas. Divididos por Departamento – Estatística(26), Física Teórica e Experimetal(34), Geologia(27), Informática e Matemática Aplicada(33), Matemática(33), Geofísica(13) e Instituto de Química(35).

O Corpo Técnico Administrativo é formado por 80 servidores, nas mais variadas funções e lotados nas diversas unidades.

O CCET possui 39 Bases de Pesquisas implantadas, nas quais os pesquisadores coordenam 208 Projetos de Pesquisa em execução cadastrados no PPPg – Programa de Pesquisa de Pós-Graduação, orientando 214 alunos de Iniciação Científica, com 114 bolsistas do programa institucional PIBIC – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica e 10 ANP/Petrobras, fazendo do CCET o Centro Acadêmico com o maior número de bolsistas de iniciação científica da UFRN.